veia literária

Cachorro Magro

O dia nasce, mas não da mesma forma para todos. As pessoas apertam os passos ao se depararem com tal figura. Um trapo humano, de face encardida, cabelo desgrenhado, e olhar perdido. Observa a movimentação, escolhe um lugar na praça e ali se instala. Com a mão ensebada, retira uma lata de ervilhas vazia de dentro de um saco de ráfia. Não tem moedas, apenas um cobertor surrado e meia garrafa de cachaça. Sentado no chão, se encolhe de fome, uma dor que parece atingir a alma.  Ao seu lado, um cachorro de costelas proeminentes, é sua única companhia.

Imagem

Casais abraçados, engravatados apressados, e crianças uniformizadas andam de um lado para o outro. Não dão conta do mal trajado que ali está. Com a lata na mão, levanta com dificuldades, suplicando um trocado. Aparentando embriaguez, ou quem sabe fraqueza no corpo, dá um passo atrás e senta abruptamente. Deixa escapar sua ferramenta de esmolas, que sai rolando pela calçada. Rasteja lentamente para apanhá-la, como um filhote desajeitado empreendendo os primeiros passos. Recosta-se junto ao cão, que o fareja desconfiado.

Um gordo trajando casaco de feltro lhe atira meio sanduíche. O canino abocanha rapidamente o pedaço de pão, rosnando e protegendo o alimento. Com melancolia, o homem assiste a única refeição disponível em muitos dias sendo devorada. Não esboça reação alguma. Paralisado, abaixa a cabeça, esfrega as mãos no cabelo, e toma três goles de cachaça. Deita de lado, mal consegue se cobrir. Enfim se acomoda, esperando pela próxima oportunidade de se alimentar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s