devaneios

Nosso impacto nos outros

Parei para pensar esses dias atrás sobre a influência que pequenos atos do nosso dia a dia tem na vida das outras pessoas. Gestos simples, desde dar um bom dia a alguém, ou a forma como esse cumprimento é dado. Ocorreu no trabalho, um fato curioso que me fez pensar sobre isso: O pessoal saiu para o intervalo da manha, por volta das 9h40min. Um dos colegas de trabalho que estava comigo na minha sala não viu, e mesmo eu vendo não avisei, por estar concentrado em meus afazeres. Passados uns dez minutos ele perguntou pra mim se os outros estavam tirando intervalo, e eu disse q sim, já fazia um tempinho. Ele parou com aquilo que estava fazendo e levantou indignado, acoando encima dos outros colegas que não haviam avisado pra ele sobre o intervalo e não o chamaram pra tomar café. O rendimento dele durante todo o dia não foi mais o mesmo. Ficou de cara fechada, cometeu pequenos erros e caiu de produtividade. Um fato tão pequeno e simples e de certa forma estragou o dia de trabalho de um colega.

Foi então que eu pensei, poderia ter avisado já que tinha visto. Uma coisa tão boba e simples, mas usei esse exemplo exatamente por isso. Quantas vezes falamos ou fazemos coisas sem pensar nas pequenas consequências. Já aconteceu comigo de ir trabalhar meio indisposto, e ao receber um bom dia animado dos colegas de trabalho foi o que bastou para mudar meu astral e fazer meu dia render bem mais. Um simples elogio, um tom de voz mais brando, pode parecer pouco, mas faz diferença nos outros.

Sei que não é possível agir sempre pensando por esse lado, até mesmo porque, ser enérgico as vezes tem grande serventia para a eficácia de uma atividade específica, quando falar com jeito não resolve. Também não sigo isso a risca, sempre tenho pequenas atitudes que não agregam nada nesse sentido, falo e cometo pequenos erros, que pra mim pode não fazer diferença ao contrário do que pode fazer pelos outros.

Escrever as coisas é uma forma de fixar melhor as ideias, e quem sabe eu coloco mais essa prática para funcionar no meu dia a dia, quem sabe pode gerar melhores resultados nas minhas funções e relacionamentos cotidianos.

Deixe um comentário

