devaneios

Metamorfose pensante

A mudança de ideias e conceitos que ocorre naturalmente com o passar dos anos, faz parte do nosso processo de amadurecimento. Agora, uma coisa que eu não acho assim tão normal, é a mudança de opiniões a todo momento. Isso é estranho e acontece muito comigo. Sempre foi assim, principalmente em relação a minha vida profissional.
Vamos pelo começo: quando eu estava no ensino médio, sempre dizia que queria trabalhar com comunicação e jornalismo. Quando entrei no pré-vestibular, optei pelo curso de biologia. No ano seguinte, após o fracasso nesse objetivo acabei entrando num curso profissionalizante de química. Deixei o curso pela metade, para então entrar na faculdade cursando zootecnia, onde acabei me formando e exercendo a função atualmente.
Durante toda a faculdade, sempre tive na cabeça que não estava no caminho certo, que havia escolhido a profissão errada. Isso alternava entre motivação e vontade de largar tudo, durante quase todo o curso, sendo esse pensamento deixado de lado somente no ultimo ano. Ainda durante o curso, dentre os vários segmentos de atuação do zootecnista, também oscilava muito entre as áreas que eu gostaria de trabalhar. Como na maioria do tempo os estágios que eu fiz foram decorrentes da oferta de bolsa, acabei levando a sorte de cair numa área que me agregou bons conhecimentos e que ajudou muito a garantir o emprego que tenho hoje.
Ainda houve uma época durante a minha jornada acadêmica, que eu virei professor do ensino médio. Devido a minha facilidade e conhecimentos em química, graças ao curso que eu fiz, mas não conclui, consegui me dar bem na arte de ensinar e acabei descobrindo que levo jeito pra coisa. Não sei se existe essa coisa de vocação, mas realmente eu gosto muito de transmitir aos outros os poucos e modestos conhecimentos que eu possuo. Não por acaso, uma das minhas atividades favoritas no trabalho, são os treinamentos que eu realizo com os funcionários, e as palestras que eu ministro para clientes e parceiros.
Claro, sendo assim, eis aí outra dúvida que me veio na cabeça depois de ter sido professor: será que não deveria investir nisso? Como vi que consigo ajudar as pessoas com os conhecimentos profissionais que possuo, a área de consultoria também por vezes me chama a atenção. Existe falta de gente qualificada e muitas pessoas iniciantes confusas na arte de gerir um sistema de qualidade em fabrica de rações.
Pensando nisso e para melhorar meu desempenho no trabalho, acabei entrando num curso de especialização em engenharia de produção, que vem sendo muito proveitoso. Estou aprendendo muitas coisas na área gerencial, e me inspirando em novas ideias para aplicar no meu trabalho. Além disso, começa vir a coceirinha das opiniões mutantes novamente: Será que estou no caminho certo, ou ate onde eu posso chegar por aqui? Será que não posso chegar mais longe? Será que não posso aprender e ser útil realizando coisas e funções em outras áreas?
Acredito que qualquer pessoa pode aprender sobre qualquer assunto, bastar ter vontade e oportunidade para tal. Alguns tem mais facilidades em algumas áreas do que em outras, mas mesmo passando um pouco mais de dificuldades, todos podem percorrer o caminho das pedras rumo ao sucesso. Eis ai o dilema: são tantas opções, tantos caminhos para atingir o sucesso, para que se limitar a somente uma área? Para que ficar se rotulando, se limitando e não deixar se levar pelas diversos caminhos que podemos seguir? Se somos livres, não parece incoerente ficar somente num segmento, as vezes infeliz – o que acaba gerando uma seria de problemas de saúde – somente pela falsa sensação de segurança e estabilidade?
Acho que devo ser um eterno insatisfeito, independente daquilo que eu for fazer. Mas, tem o lado bom: não ficar acomodado e achar que as coisas estão boas como estão. Isso me motiva a continuar estudando e explorando coisas novas. Me ajuda a crescer não só pessoalmente como também profissionalmente. Qual será o próximo capítulo desse dilema?

Deixe um comentário

