veia literária

Vai pipoca?

Mais uma tarde branda está perto do fim, ja passam das 5. O movimento aqui na praça começa a aumentar esse horario, e minha expectativa por aparecer mais clientes para faturar algum dinheirinho tambem. Esse é o melhor horario para vender mais pipoca, mas ao mesmo tempo é o que mais me deprime. Pessoas apressada pra todo lado, nem notam a minha presença aqui, como se eu nao existisse.

Isso tambem ocorre com outros anonimos que trabalham aqui na praça – já os considero meus colegas de trabalho – o vendedor de raspadinhas, o seu raimundo que vende dolé, e o piá de boné branco que passa de bicicleta entregando as mercadorias do mercado Bembo.

Todos meus concorrentes, afinal, aquele que guarda as moedinhas pra comprar dolé podia mto bem guardar por mais um dia e comprar uma pipoca minha. O movimento caiu nos ultimos meses, graças ao advento dos pombos, que insistem em me fazer compania. Sempre tento mudar de lugar aqui na praça, mas eles continuam me acompanhando.

O que realmente me deprime nesse horário, sao as lembranças de quando comecei, cerca de 30 anos atrás. Nessa epoca, eu ainda jovem e cheio de esperanças, sonhava em abrir minha própria venda, e sonhava com a Firmina, moça vistosa e corada, que me presenteava com sorrizinhos inocentes e acenava enquanto servia as mesas no restaurante Gastric.

Nunca tive coragem de me declarar para Firmina, e ela ainda hoje trabalha no restaurante, agora sem os sorrisos inocentes e eu sem as esperanças da mocidade. Nenhum de nós se casou, apesar de ambos desfrutarmos de aventuras amorosas, passageiras e superficiais.

Alguem vem em minha direção, retomo a realidade e recobro meus sentidos.

– tio, quero uma pipoca colorida

-Nao tem meu filho, só tem salgada agora

-Me vê um saco pequeno entao, vai essa mesmo tô com fome.

Pronto, já garanti o dinheiro da pinga. Já posso ir embora, tomar meu trago no Mastur Bar e dormir, afinal amanhã é quarta feira, e pretendo ir pra casa mais cedo pra arrumar as coisas e vender cocada no jogo do J. Malucelli.

Um comentário em “Vai pipoca?

Deixe um comentário

