esportes

Vai virar modinha???

Sim meus amigos, saiu hoje a convocação para a copa! como muitos eu fiquei insatisfeito com os listados, mas como não sou um futebolista, deixo isso de lado. Caso não tenham percebido, é o Ronaldo andando de bike nessa foto.

Um dos meus passatempos favoritos, e que mais consomem meu orçamento, é a bicicleta. Sempre gostei de andar de bike, mas o gosto se acentuou a cerca de dois anos, depois que li uma revista especializada. Recauchutei uma bike velha e encostada da minha casa, e posteriormente comprei uma nova. É uma pena que ainda não consegui trazer ela aqui pro RS, mas espero logo fazer isso, está fazendo falta.

Na próxima semana estréia a nova novela das 8 da globo, e pelo que andei lendo terá ciclistas de estrada como personagens. Por um lado vai ser bom, pois vai colocar a bicicleta em evidencia, e pode conscientizar as autoridades (já que é ano de eleição), a melhorar as condições para os ciclistas nas ruas e estradas. Como não sou engajado e nem cicloativista, me atenho nos meus comentarios sobre o tema.

O lado ruim (ou nem tanto), é que corre o risco da bike virar modinha, como tudo aquilo que passa nas novelas globais. Não tenho costume de ver novelas, mas sempre vejo na rua pessoas usando jargões empregados em novelas, o ultimo de que me recordo é o “arebaba” da novela dos indianos, ou ainda o já obsoleto “incha lá” da novela dos árabes.

Porque lado ruim? Porque qualquer cabeça oca não acostumado a andar de bike no cotidiano, vai tirar suas “texas bike” ou “prince bike” enferrujadas do porão, e vão sair andando por ai, se achando o Lance Armstrong, ou o ciclista da novela. E como não tem a devida conscientização de ciclista no transito (espero estar errado), vão fazer merda, se atravessando em qualquer lugar, andando sem proteção e aumentando o risco de acidentes. Logo, os ciclistas que já não sao bem vistos na nossa sociedade que cultua o automóvel, vão ser taxados de irresponsaveis podendo ser mais desrespeitados ainda.

Se a novela tiver o minimo de cunho social, pode abordar o tema do ciclista e do motorista consciente, ajudando a melhorar o relacionamento desses dois nichos da mobilidade urbana. Espero estar errado no meu pessimismo, mas realmente não vejo coisas positivas em novelas, nunca vi, e possivelmente a coisa mais positiva delas, será no dia que elas acabarem#

Pra quem quiser ver ciclismo de verdade, fica o video do Lance do TDF 2001, cena clássica com a “olhadinha” pra traz.

Anúncios

4 comentários em “Vai virar modinha???

  1. Vamos lá, antes de mais nada gostaria de elogiar este belo texto, tenho que concordar com o seu ponto de vista perante a globalização (rede globo) e a influência que estas porcarias de programas cotidianos que contribuem com o péssimo nível intelectual da massa brasileira. O povão tem por natureza assimilar o que a mídia impõe, pois é bem mais fácil entrar no ritmo do erro do que criar sua dança com atitude e brilho na destreza de movimentos. Não sou adepto do ciclismo. Sou professor de educação física e contextualizo com o esporte mesmo por que seria de mau grado não estabelecer conexão com uma atividade que realiza tantos beneficios a qualidade de vida do ser humano. Entendo que antes das melhoras na qualidade de vida e elevar a condição saudável do sujeito, a melhora psicológica da prática de um esporte é comparada em gênero, número e grau com o uso de drogas ilícitas tamanha carga de adrenalina, endorfina e demais hormônios que o corpo produz. Sou a favor da prática saudável de esportes mas sempre com a consciência que se vc pratica, não quer dizer que você é um atleta de alto nível, portanto, pratique com qualidade, segurança e moderação.

  2. Olha, eu até gostaria que alguns tiozinhos vendo a novela pensassem que se a Fernanda Montenegro anda de bicicleta, eles também poderiam e saíssem pedalando. Mas a propaganda pró-carro é tão forte que a bicicleta vai continuar a ser tratada muito mais como esporte do que como transporte e, se houver modinha, vai ser localizada nos velódromos.
    Mas torço para que pelo menos alguns motoristas tendam a respeitar mais o ciclista, afinal, tem bicicleta até na novela das oito.

    1. ouvi boatos, de que so colocaram a bike na novela, pq pesquisaram quais esportes tem mais casos de doping, e eis que chegaram no ciclismo. Logo, um dos ciclistas será pego em doping!! tinha que ser, pra manchar mais um pouco

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s